sábado, 17 de novembro de 2007

Astrologia - Conjunção Júpiter e Plutão

Da 2ª quinzena de Novembro até meados de Janeiro de 2008 haverá no Céu uma importante conjunção entre os planetas Júpiter e Plutão, que ocorre a cada 12 anos em média.
Como podemos observar, trata-se de uma conjunção relativamente rara que demarca ciclos relacionados tanto ao indivíduo como à sociedade global, de forma mais ampla. As conjunções entre Júpiter e Plutão são reconhecidamente poderosas, tão poderosas que requerem consciência plena do poder e das transformações que são capazes de engendrar.

Ambos encontram-se na "casa" de Júpiter, o signo de Sagitário, sendo que Plutão tem íntima relação com processos psíquicos inconscientes, sexualidade latente, desejo de poder, ambições e controle. Júpiter, por sua vez, proporciona alargamento de horizontes e amplitude do campo de visão através de jornadas que trazem experiência. Júpiter é conhecido por "aumentar" ou "exagerar" tudo aquilo que toca. No encontro com Plutão um imenso nível de energia é liberado, materializando-se em eventos e episódios que pontuam necessariamente em consciência da transformação de si e do mundo à sua volta. Teremos um fim-de-ano marcante.

No plano individual, a conjunção Júpiter-Plutão terá relação direta com os aspectos envolvendo o seu Mapa Astral, o que este artigo não será capaz de analisar precisamente por motivos óbvios. De qualquer modo, independente do setor em que a conjunção apareça no seu Mapa, ela trará um potencial formidável para a modificação de circunstâncias existentes, impelindo à ação sem limites e de posse de uma força fora do comum que requer sabedoria e noção de limites. A seguir, veremos cenários possíveis para as diversas áreas da vida, tendo por orientação a posição do Ascendente de cada pessoa. Como vimos, a conjunção dura da 2ª quinzena de Novembro até meados de Janeiro, sendo que na 1ª quinzena de Dezembro ela estará no seu auge.

Ascendente Áries: basicamente a necessidade de expressar suas próprias convicções tende a levar a um grau de intolerância em relação a opiniões alheias discordantes e/ou circunstâncias que restrinjam a liberdade. Tenha cuidado com a teimosia. Este é um excelente período para afirmar seus ideais, realizar estudos de especialização, atividades que ampliem o campo de experiência e viagens com muita aventura.

Ascendente Touro: temos aqui um caso em que o impacto da conjunção Júpiter-Plutão tende a ser de grande intensidade, pois envolve processos de mudança que implicam necessariamente em desapego, o que não é muito fácil para os que possuem Touro ascendendo. A chave será reconhecer o que anda estagnado e infrutífero e realizar as transformações cabíveis. Contudo, a possibilidade de ajuda externa ou mesmo de recursos alheios poderá cair como uma luva. Talvez seja mesmo o momento de mostrar um maior jogo de cintura e não fazer as coisas apenas do modo como vinha acostumado a fazer. Aumento do desejo e da energia sexual, mas também do ciúme e da possessividade.

Ascendente Gêmeos: estas pessoas tendem a sentir as fortes mudanças da conjunção Júpiter-Plutão vindo "de fora", seja do ambiente ou de suas relações pessoais. Neste último caso, a tendência é de que as outras pessoas ajam de modo transformador, estimulando a reação individual - positiva ou negativa - de acordo com o que estiver em jogo. Novas uniões e parcerias ficam bastante fortalecidas, assim como a reorientação das relações já existentes. A hora é de somar forças, não de enfrentamento.

Ascendente Câncer: as pessoas com Câncer ascendendo sentirão os efeitos da conjunção Júpiter-Plutão através do seu sistema de vida, da organização da rotina cotidiana, do trabalho e da saúde. Basicamente, o que será indicado é o que precisa ser transformado para que se possa viver ainda melhor, principalmente em se tratando do dia-a-dia profissional, das obrigações para com o mundo e consigo mesmo, além da saúde. Evite excessos e sobrecargas demasiadas.

Ascendente Leão: temos aqui um contexto no qual a conjunção Júpiter-Plutão recai sobre a expressão da individualidade, a ânsia por diversão, os amores e as vocações pessoais, de modo geral. Você tende a ficar mais autoritário e deve ter cuidado para não forçar a barra e impor sua visão de mundo e seus métodos a qualquer custo. A vida amorosa tende a ser bastante movimentada, com o seu magnetismo crescendo significativamente, porém havendo uma certa tendência à promiscuidade. Haverá oportunidade de expressar uma capacidade de realizações fora do comum e prática de esportes e atividades ao ar livre. Tente não exagerar demais na empolgação.

Ascendente Virgem: basicamente, os efeitos da conjunção Júpiter-Plutão se darão no campo íntimo, tendo relação com o mundo subjetivo e doméstico. É provável que a convivência familiar sofra algum tipo de transformação, ou ainda o espaço doméstico onde você habita. Fatos, imagens ou conclusões acerca do passado podem vira à tona numa dimensão inteiramente nova, de aspecto regenerador, deixando mais claro o que estava aparentemente encoberto ou inconsciente, ou levando à superação definitiva de traumas antigos, que ficam para trás. Momento de dar maior atenção à estruturação de sua vida interior.

Ascendente Libra: estas pessoas tendem a sentir uma enorme e intensa dinâmica permeando as suas amizades, contatos com pessoas que desconhecia, o aprendizado e novidades em geral. Você se sentirá estimulado pelas pessoas à sua volta, trocando informações e experiências de maneira mais acelerada e até mesmo frenética. Ótima fase para aprender novas atribuições, estudar novos assuntos e colocar a cabeça para funcionar, mas tenha o cuidado de não levar essa atividade mental a um extremo e aumentar demasiadamente o nível de atividade nervosa.

Ascendente Escorpião: as pessoas de Ascendente Escorpião sentirão os efeitos da conjunção Júpiter-Plutão no campo dos recursos financeiros e nas coisas que "possuem", de modo geral. Como Plutão é um dos regentes deste signo, estes indivíduos serão "recebedores" do enorme potencial que a conjunção representa. Excelente oportunidade para acumular recursos que poderão ser investidos em projetos futuros. A possessividade, entretanto, tende a ser um problema: evite ser ganancioso! Lembre-se que você não é proibido de possuir as coisas, desde que elas não "possuam" você.

Ascendente Sagitário: como Júpiter rege o signo de Sagitário, temos aqui pessoas cujos efeitos da conjunção se farão sentir com grande intensidade. As transformações tendem a recair sobre o próprio indivíduo, levando a mudanças que ampliem o campo de experiência e os recursos de poder e, por isso mesmo, exigem grande responsabilidade, já que são as suas próprias ações que terão impacto sobre a vida das pessoas e os ambientes que lhes cercam. É hora de promover as mudanças que você deseja imprimir à sua vida!

Ascendente Capricórnio: basicamente, as influências se farão sentir no plano inconsciente e espiritual, com a liberação de conteúdos que revelam bastante sobre a sua própria trajetória pessoal, desde os tempos uterinos até os dias de hoje. Processos que, por isso mesmo, não estão ligados a questões formais e práticas com as quais você está mais acostumado a lidar. Sendo assim, a conjunção Júpiter-Plutão terá impacto psíquico e emotivo e, mantendo-se bem consigo mesmo e com a sua espiritualidade, você perceberá que virão à tona recursos que tendem a fortalecê-lo. Hora de se concentrar na vida interior.

Ascendente Aquário: a conjunção entre Júpiter e Plutão deverá ter impacto em sua vida social, tornando-a muito mais movimentada. Você se sentirá mais impelido a engajar-se em projetos coletivos em diversas esferas (comunitária ou artística, por exemplo), além dispor de um maior interesse em divertir-se. Cuidado para não se tornar intransigente e busque moderar a ânsia por liberdade e recreação.

Ascendente Peixes: as pessoas com Peixes ascendendo terão a oportunidade de grande avanço profissional, obtendo promoções, aumentos de salário, novas metas estimulantes e reconhecimento, até porque Júpiter é um dos regentes deste signo. O final de 2007 e o início do ano vindouro poderão colocar 2008 como um ano de franca ascensão profissional. Evite agir de forma demasiadamente emotiva, tendo em vista maximizar suas oportunidades e evitar desperdícios. A hora é de se concentrar nos objetivos mais importantes, deixando o que não for prioridade de lado. Aproveite esta boa fase!

Fonte: entretenimento.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário