sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Astronomia - Luas como a nossa são raridade no Universo

Com certeza você já passou por ela em uma noite apressada sem prestar muita atenção, sem saber que estava na presença de uma jóia raríssima. Pois é, cientistas da Nasa descobriram que a nossa Lua é de um tipo extremamente raro. De todos os sistemas planetários que conhecemos, só algo entre 5% a 10% possuem luas como a nossa

A Lua se formou entre 30 milhões e 50 milhões de anos após o Sol, depois de uma violentíssima colisão entre um corpo do tamanho de Marte e uma muito jovem Terra. Um pedaço do manto de nosso planeta se soltou e uma enorme quantidade de poeira foi lançada ao espaço. Aos poucos, destroços que ficaram presos na órbita terrestre foram se reunindo e formaram o que hoje é a Lua.

Os demais satélites de nosso Sistema Solar se formaram de maneira muito diferente. Ou surgiram junto com seus planetas ou foram capturados pela gravidade do corpo que orbitam.

A astrônoma Nadya Gorlova, da Universidade da Flórida em Gainesville, nos Estados Unidos, procurou sinais de luas como a nossa no Universo. Segundo ela, se muitos satélites desse tipo estivessem se formando seria fácil verificar pela poeira que se reuniria em volta das estrelas. Mas das 400 estrelas que a cientista e sua equipe analisaram, apenas uma apresentou essa característica.

Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário