quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Curiosidade - Banhos de saúde

Desde a antiguidade, em culturas gregas e egípcias, por exemplo, os banhos tinham uma correlação direta com a cura de muitas doenças. Hoje, eles permanecem nesta condição, sendo verdadeiros rituais de prazer e de saúde. A cada temperatura, uma vantagem.

Os banhos quentes, entre 37 e 39 graus, servem para relaxar, aliviar o corpo e superar algumas dores. Provocam a dilatação dos vasos periféricos e, com isso, proporcionam um maior afluxo de sangue, oxigenando melhor todas as células.

Banhos quentes prolongados, no entanto, debilitam a energia e o tônus do corpo. Quando a temperatura está entre 29 e 36 graus a água está morna. Este banho também acalma e relaxa, a qualquer hora do dia.

Quem não se incomoda com a ducha fria vai se beneficiar com os resultados restauradores da pele. Sem contar que as baixas temperaturas da água ajudam a desenvolver resistência a doenças.

A opção para quem não suporta a água fria é o contraste: alternar os banhos quentes e frios, terminando com o frio. Esse troca-troca, que deve ser feito em menos de dois minutos em cada temperatura, também enrijece a pele e fortalece as defesas do organismo.

Fonte: www.yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário